19 de outubro de 2011

Sempre é um pouco italiano!

Saladinha de cenoura e baby rúcula. Peito de frango assado com alecrim, sálvia, limão e pimenta.
Beringela, abobrinha, tomate pelatti e farinha de rosca integral.

Acho que vocês já viram bastante tomate pelatti por aqui né? Pois é, tomate pelatti é a melhor maneira de fazer um molho de tomate. Esqueça esses molhos prontos, eles tem todos o mesmo sabor (sabor pizza  molho de cachorro quente!). 
Nos restaurantes italianos que passei, se fazia molho de tomate com tomate italiano, cada lugar tinha um jeito de fazer, mas sempre ficava gostoso. Mas não é todo mundo que vai fazer seu próprio molho, escolher os melhores tomates e preparar. Então esses tomates enlatados são ótimos pra isso, meio caminho andando do seu molho e com um sabor muito bom, o sabor de tomate.

Bem italiano! Beringela, zuzhinni, tomate, azeite, alho e pão!

Frango é outra coisa que vemos muito por aqui, não pensem que eu não gosto de carne vermelha, muito pelo contrário! Carne vermelha faz muito bem e o corpo pede. Mas o frango é uma opção boa e barata, coisa que faz bastante diferença no orçamento do final do mês. E outra, eu gosto do frango pela praticidade de deixar temperadinho como eu quero e congelar. Faço o mesmo com a carne de porco. Depois é só descongelar e colocar pra assar. Vida saudável também é vida prática.

Então chega de conversa e vamos a receita!

Peito de frango assado com ervas, limão e azeite
1/2 peito de frango (corte um um peito de frango na horizontal, fazendo dois bifes)
2 colheres de azeite
suco de um limão
ervas frescas da sua preferência
sal
uma forma refratária
Como fazer:
Misture as ervas, o sal, o suco do limão e o azeite no peito de frango e coloque na forma refratária, depois leve ao forno pré-aquecido em 150 graus por 20 minutos ou menos.

Zuchinni e beringela com tomate!
1 abobrinha italiana (zuchinni)
1 beringela
1 cebola
4 colheres de azeite
sal
1 lata de tomate pelatti
1 dente de alho descascado
1 fatia de pão integral
1 prato refratario
1 tábua de corte
1 faca afiada
1 panela pequena com tampa
1 frigideira anti-aderente
Como fazer:
na panela pequena coloque duas colheres de azeite e o dente de alho, quando subir o perfume do alho adicione a lata de tomates, um pouco de sal e um pouco de açucar. Deixe ferver, mas a dica é que você desmanche um pouco o tomate pelatti. A ideia é que cozinhe por uns 10 minutinhos. Reserve.
Coloque a fatia de pão integral para torrar e depois esfarele, fazendo uma farinha de rosca. Reserve.
Na tábua de corte, corte a beringela em fatias, repita o processo com a abobrinha italiana e com a cebola.
Coloque a frigideira antiaderente no fogo, e com um pouco de azeite e sal, passe todas as fatias de beringela, abobrinha e cebola. Queremos que fique tudo com um leve dourada. Feito isso esta pronto para a montagem.
Na forma refrataria vá colocando as fatias uma por uma, a beringela, a abobrinha e a cebola. Faça um "compridinho" com as fatias, depois é só espalhar o molho de tomate por cima e as migalhas de pão. Eu montei duas dessas com essa quantidade de legumes. Fica no forno por uns cinco minutos em temperatura de 200 graus.



Agora é só montar em prato bem bonito. Os legumes vão precisar de um pouco de carinho e uma espátula, mas garanto que vai dar tudo certo!

A saladinha foi aquela de sempre, folinhas verdes jovens e cenoura e bebemos chá gelado de maçã. 
Espero que tenham gostado, tentem fazer em casa e depois contem como ficou! :)



4 comentários:

Sempre em busca de uma vida mais saudável!