9 de janeiro de 2012

Comida de acampamento saudável



Na última semana de dezembro fomos viajar, pela primeira vez na vida eu acampei em um camping e fiz comida. Minha máxima sempre foi: Não me convide para acampar! Não gosto de acampamentos, a visão que eu tenho (e acredito que boa parte das pessoas tem) é que acampamento é um ajuntamento de gente sem preocupação em manter a ordem e que gosta de comer massa com sardinha. Esquece, se for assim, não me convide.

Pois bem, eu decidi que se iria acampar, seria a minha maneira. Mas será que é regra de acampamento dormir mal e se alimentar mal? Eu acho que não, já vi um monte de fotos legais por aí.
Eu não tinha nada de acampamento, mas o Carlo tinha um kit de panelas que se encaixam todas uma dentro da outra que também tem uma chaleirinha, potinhos plásticos (os que estão as frutas) além de uma colher e uma concha para servir. Também tinha um liquinho e um fogareiro. A minha vó nos deu de Natal uma bolsa térmica que também é cesta de piquenique e dentro dela veio 4 pratos, 4 xícaras, 4 garfos, facas e colheres. A minha irmã nos deu uma toalha xadrez vermelha e um moedor de pimenta e um saleiro de madeira. Assim nosso kit ficou completinho!

Aí vem a dúvida, mas como levar tanta comida fresca para acampar? Eu levei apenas comidas não perecíveis e a cada cidade que chegávamos, íamos no mercado fazer compras. Tudo muito simples, apenas frutas, verduras e carne. O bom de fazer isso é que se conhece o lugar onde está, supermercado sempre é muito legal. No Cassino fomos em um super que tinha uma organização de gondolas muito diferente do que estamos acostumados aqui em Porto Alegre. Já em Punta del Este, o super tinha um capricho especial na área dos hortifrutigranjeiros. Mas acho que isso é um costume dos uruguaios, vi que todas as fruteiras e armazéns tem suas frutas arrumadas com muita simetria, é bonito de ver e dá vontade de comprar!

No fogo estava assando um vazio, saladinha de folhas jovens e
tomatinhos cereja com salsinha, cebola assada, azeite e muita chipotle!
Coronas geladas, não é pra se embebedar, é apenas para acompanhar!

Passamos uma semana viajando e dormindo na barraca, mas nos alimentamos bem durante todos esses dias!

Na próxima vez que for acampar, dê uma atenção especial para suas refeições, garanto que as lembranças da viagem serão melhores ainda. Conheça os mercados e as padarias da região, e se você for fazer um acampamento em um lugar distante, sem nenhuma civilização, leve comida boa e não esqueça de recolher seu lixo.

Bom verão pessoal!

2 comentários:

  1. Rita, inspira no seu post coloquei um no nosso blog, com exemplos de como nos viramos nos nossos acampamentos. Espero que seja útil!
    http://nossoguiadecampings.blogspot.com.br/p/comida-de-acampamento.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Diana! Adorei o post, adorei as dicas! Eu sei que pareço radical demais no começo do post, mas eu acredito que as pessoas podem se soltar mais na hora de cozinhar em um acampamento.
      Não tem porque ter pressa na hora de fazer a comida, até porque é um momento de férias e descontração né. Só se tu fores um alpinista de alta montanha a comida pode ser diferente, mas mesmo as comidas secas e em po são muito saborosas e cheia de opções! bjoca

      Excluir

Sempre em busca de uma vida mais saudável!