15 de março de 2012

Gostoso e simples!

 Almoçar sozinha as vezes pode ser muito ruim, eu não gosto, acho que até a comida fica sem graça. Poreeemmm, tem dias que é divertido cozinhar só pra mim, tenho a liberdade de fazer o que quiser, sem me preocupar que alguém não goste de algum ingrediente. Nesses dias (que são raros!), cozinhar só pra mim é um prazer.
Hoje foi um desses dias felizes que fui pra cozinha só pra mim. O que saiu, foi uma desses receitas simples, que eu e a Júlia sempre fazíamos quando fomos morar juntas, logo que saímos de casa. É barata e nutritiva, hoje não tinha nenhuma carne, mas dá pra por frango, linguicinha ou mesmo carne que vai ficar muito bom.

Os ingredientes são simples e preparação mais ainda! Vamos a receita? Papel e caneta na mão? Tablets? 


Legumes coloridos e caramelizados com azeite e pão preto torrado
Ingredientes
1 cebola média cortada em cubos grandes
1 dente de alho picado em pedaços grandes
1 cenoura pequena cortada em cubos grandes
2 batatas pequenas cortadas em cubos pequenos
1/2 beringela pequena cortada e cubos
50 ml de água
6 colheres de azeite de oliva
sal
pimenta preta
cebolinha cortada bem fininho
2 fatias de pão preto torradas
(se tiver em casa - alecrim/tomilho)
1 faca afiada
1 tábua de corte
1 frigideira antiaderente
1 forma pequena retangular que vá para o forno


Depois de cortar todos os ingredientes e separá-los em potinhos separados, aqueça a frigideira em fogo médio com 4 colheres de azeite. Adicione o alho (lembra do truque do alho né: quando começar a subir o perfume já pode adicionar os outros ingredientes), a cebola e deixe dourar um pouco. Quando a cebola estiver dourada, acrescente a batata e deixe dourar um pouco, e logo depois acrescente as cenouras. Se vocês separaram tudo direitinho pra receita, tem 50 ml de água aí na frente de vocês, certo? Pois bem, aqui nós vamos dar uma roubada rápida. Assim que as cenouras, as batatas e cebola estiverem douradas e começarem a pegar no fundo da panela, adicione a água e o sal, mexa um pouco e deixe secar. A água entra nesse ponto apenas pra apressar o cozimento, então não fique mexendo a panela, não queremos que a batata solte muito amido, queremos que ela cozinhe mas não vire um pure. 

Enquanto espera, o que não é mais de cinco minutos, ligue o forno em fogo alto.
Assim que a água secar, e todo aquele fundinho dourado da panela foi pros legumes, acrescente as beringelas, mexa rapidamente e desligue o fogo.
Pegue a forma e coloque tudo que esta dentro da panela dentro, se você tiver alecrim e tomilho, espalhe por cima junto com as duas colheres de azeite que sobraram e a pimenta preta. Agora é só colocar no forno por 15 minutos e deixar dourar e caramelizar. 
*Por que não cozinhar a beringela na panela? Se você deixar a beringela cozinhando na panela, ela vai se desmanchar e ficar molenga, não queremos isso, o que queremos é como os cubinhos da beringela da foto, que estão inteiros mas assados.


Pronto! Está pronto pra servir, capriche, por mais que você esteja comendo sozinho, não significa que tenha que comer dentro de um pote de plastico (coisorrenda) desses que vai no microondas. Tá rindo né? Já fez isso? NÃO FAÇA mais, entendido? Comer assim, é como ir em uma festa linda usando pijama manchado de mostarda, imagina todos bem vestidos e você lá usando seu pijama manchado e com os cabelos bagunçados. Simplesmente não dá!

Para servir usei um prato branco bem diferentão que tem aqui, mas você pode usar o prato que quiser, desde que não seja um pote de plastico para microondas, sacou? Sirva no prato e decore com a cebolinha, que vai dar um gostinho especial.

Chá gelado de mate tostado com limão

Eu tomei um chá gelado de mate tostado com limão, este chá minha mãe trouxe da Argentina no ano passado ainda. É muito gostoso, tem gosto de chimarrão mas bem mais suave.
Bom apetite, e pense sempre saudável!

2 comentários:

  1. Parece muito bom!
    Sabe que eu adoro almoçar sozinha? Não que não goste de companhia.. eheheh, mas é que eu consigo ter o mesmo prazer que tu descreveu: cozinhar o que eu quiser e curtir o momento!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, tem dias que é bom. Mas comer sozinha é muito solitário pra mim!

      Excluir

Sempre em busca de uma vida mais saudável!