14 de novembro de 2012

Dia Mundial do Diabetes


Hoje é o Dia Mundial do Diabetes, convidamos a nutricionista Claudia Safian para nos ajudar a entender o que é o diabetes. Lembrando sempre que você deve visitar seu médico e seu nutricionista regularmente para ter uma vida saudável.

Leia o texto que a Claudia fez especialmente para o nosso blog!


O Diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos. A insulina é produzida pelo pâncreas e é responsável pela manutenção do metabolismo da glicose. A falta desse hormônio provoca déficit na metabolização da glicose e, consequentemente, diabetes. Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente
Tipos                 
Tipo 1: causado pela destruição das células produtoras de insulina, em decorrência de defeito do sistema imunológico em que os anticorpos atacam as células que produzem a esse hormônio. Ocorre em cerca de 5 a 10% dos pacientes com diabetes.
Tipo 2: resulta da resistência à insulina e de deficiência na secreção de insulina. Ocorre em cerca de 90% dos pacientes com diabetes.
O controle do diabetes está intimamente ligado a uma dieta alimentar balanceada.  A dieta deve ser preferencialmente individualizada, lembrando sempre que quantidades e possibilidades de outros alimentos devem ser discutidos individualmente com seu médico/nutricionista.
Sintomas de Diabetes
Principais sintomas do diabetes tipo 1:
  • vontade de urinar diversas vezes
  • fome freqüente
  • sede constante
  • perda de peso
  • fraqueza
  • fadiga
  • nervosismo
  • mudanças de humor
  • náusea e vômito.
Principais sintomas do diabetes tipo 2:
  • infecções freqüentes
  • alteração visual (visão embaçada)
  • dificuldade na cicatrização de feridas
  • formigamento nos pés e furúnculos.
Prevenção
Pacientes com história familiar de diabetes devem ser orientados a:
  • Manter o peso normal
  • Não fumar
  • Controlar a pressão arterial
  • Evitar medicamentos que potencialmente possam agredir o pâncreas
  • Praticar atividade física regular.

·   Tratamento de Diabetes
·  O tratamento correto do diabetes significa manter uma vida saudável, evitando diversas complicações que surgem em consequência do mau controle da glicemia.
o Outras dicas para manter seu diabetes sob controle:
   Nem sempre o diabetes é controlado apenas com alimentação
É importante entender que o controle do diabetes depende de uma alimentação saudável, medicação correta, atividade física e apoio emocional. A integração desses elementos é que garante um controle da glicemia.

 Vale a pena ter o diabetes sob controle
O diabetes é uma doença crônica, isso significa que, na maior parte das vezes, é para a vida toda. A notícia boa é que estudos apontam que seu bom controle pode prevenir, tratar e até evitar complicações.

 Coma sempre nos mesmos horários
Fazer cinco a seis refeições ao dia e comer sempre nos mesmos horários faz com que a glicemia não tenha picos – hora muito baixa, hora muito alta. Se você come a cada hora, a glicemia pode ficar alta, resultando em hiperglicemia; se fica muito tempo sem comer, pode ter hipoglicemia, que é a queda brusca da glicemia.

 Seja consistente
Isto significa comer sempre nos mesmos horários e nas mesmas quantidades. Evite, por exemplo, tomar hoje um café da manhã bem reforçado e amanhã não tomar café da manhã.

 Siga o plano alimentar também nos finais de semana
Temos quatro finais de semana por mês. Se você não prestar atenção no que come nos finais de semana, poderão ser 8-10 dias que você não segue o plano alimentar. Infelizmente, não se pode dar “folgas” ao diabetes nos fins de semanas, sendo importante o controle e cuidado constante.

Não existem alimentos proibidos no diabetes
Existem muito mitos em torno do diabetes. Você já deve ter ouvido que manga, caqui e beterraba são proibidos, não é? A verdade é que todos os alimentos podem ser incluídos no plano alimentar, desde que nas quantidades e nos horários corretos. 

Adoçante são permitidos
Todos os adoçantes são permitidos no Brasil. No entanto quem tem pressão alta deve evitar os edulcorantes, que são á base de ciclamato de sódio e sacarina. Conte as gotas do adoçante; quanto mais adoçante, mais amargo e repugnante fica o alimento!
    
 Mexa-se!
A atividade física ajuda no controle da glicemia. Escolha uma que goste de fazer, isso facilitará sua regularidade. Comece aos poucos, chame um amigo para lhe dar ânimo. Não desista, com o tempo você vai se sentir outra pessoa!
  
 Meça a glicemia em casa
Medir a glicemia em casa é importante para todos os tipos de diabetes. Será o guia do seu tratamento. Pergunte a seu médico quais dias e horários você deverá medir, anote e leve os dados em sua próxima consulta.

                    Claudia Safian 
 Nutricionista  CRN2 8212
  claudia_safian@hotmail.com






Para quem quiser saber mais sobre o Dia Mundial do Diabetes, entre na página da campanha e saiba porque o azul foi escolhido pra representar a cor deste dia -  www.diamundialdodiabetes.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sempre em busca de uma vida mais saudável!