14 de setembro de 2011

Com cara de verão!

Saladinha de folhas jovens, morangos e pepino japonês.
Arroz integral com atum e ervilhas.

A foto ficou demais, cheia de cor. Se eu morasse na beira da praia teria um restaurante pra vender um prato assim no cardápio. Ehehe!

Deixa eu contar um pouco da história desse arroz com atum. Desde pequena meus pais fazem arroz com atum e ervilhas pra gente, não sei qual deles invetou a receita, só sei que sempre gostamos. É uma coisa incrível, porque fomos crianças que não comía peixe e frutos do mar. Eu hoje, tenho certeza que não gostava de comer peixes e frutos do mar porque nunca me ofereceram um prato muito gostoso sabe. Toda vez que tinha peixe na casa de alguém, era em algum cozido ou frito mesmo, mas sempre com um cheiro muito forte. 
Quando descobri que cozinhar seria minha profissão, me dediquei a aprender a fazer peixes e frutos do mar. Mas por que, se tu não gosta de comer?
Ahhh, mas aí é que está, eu tenho pra mim que tudo pode ficar bom, depende da maneira que é feito. Aprendi isso vendo o Jamie Oliver, era um programa daqueles lá da época que ele tinha carinha de criança ainda. No programa em questão ele estava mostrando como a avó dele cozinhava o repolho, ficava uma droga mesmo, mas porque era tudo muito cozido. Depois vi outros chefs famosos como o Heston Blumenthal falando sobre o ponto de cozimento dos alimentos e como isso influenciava no sabor. A tevê é uma ótima escola viu!
Pois bem, então peixe e camarão sempre foram me apresentados de uma maneira que não era apetitoso, sabores marcados pelo cheiro forte de peixe, aquele que sentimos na beira da praia em dia de ressaca, ou até pior, o cheiro que sentimos em peixarias mal cuidadas. Isso pra mim nunca foi bom.
Por isso os restaurantes de comida japonesa sempre foram bem vindos, com seus cheiros frescos de pepino e peixe novinho!

Então nossas aventuras pelos mares na infância era apenas de atum enlatado e conservado em óleo, e que não me aparecessem com a famosa pizza alta de sardinha e molho de tomate que não fariam sucesso!

Quando fui aprendendo que cada ingrediente tem o seu tempo, quis aprender sobre peixes! E foi assim que descobri que adoro fazer peixes e frutos do mar. Aos poucos fui descobrindo sabores novos que nunca tinha provado em peixes, e hoje, eu gosto muito de alguns peixes, e como camarão com gosto. Mas sei que cozidos ainda não são pra mim, mas nem os de carne são meus favoritos!

Agora vamos ao arroz da minha infância. Já está com o papel e a caneta na mãos? Se estiver com o tablet só vai pra cozinha depois de ler toda a receita hein!

Arroz com atum e ervilha + saladinha de folhas jovens, morangos e pepino japonês
O que você vai precisar
saladinha com cara e gosto de verão!
para a saladinha
um pacote de baby leaf (folhas jovens)
2 morangos grandes
1 pepino japonês pequeno
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (café) de sal
3 colheres (sopa) de vinagre de arroz
1 faca afiada
1 tábua de corte
1 bowl pequeno

Como fazer: na tábua corte os morangos em fatias bem finas, limpe a faca e a tábua e faça o mesmo com o pepino. No bowl, misture o vinagre, o sal e o açúcar, mexa bem e logo depois coloque as fatias de pepino na mistura. Deixe marinando por uns 10 minutos. 
A montagem fica por sua conta, pode fazer como eu fiz, ou misturar tudo!

ingredientes!
para o arroz
1 xícara (chá) de arroz integral
2 xícaras (chá) de água 
1 dente de alho
sal
1 lata de atum em pedaços em óleo comestível
1 cebola picada
1 colher (sopa)  de azeite
salsinha picada
1 colher (sopa) de gergelim preto torrado
raspas de limão siciliano
suco de 1/2 limão siciliano
1 xícara (chá) de ervilhas congeladas
limão siciliano!
pimenta preta
 1 panela pequena com tampa
 1 frigideira



Como fazer: Na panela pequena coloque o arroz integral, a água, o dente de alho e o sal e deixe cozinhar. Depois de pronto, adicione as ervilhas, desligue, tampe e reserve.
Enquanto o arroz cozinha, na frigideira no fogo, coloque o azeite e a cebola, deixe a cebola ficar transparente, logo depois o atum. Neste momento baixe o fogo e adicione as raspas e o suco de limão. Desligue o fogo, misture a salsinha e o gergelim preto. Depois que tudo estiver misturadinho, junte ao arroz já cozido. Está pronto! Sirva quentinho! 

Bom apetite!
A montagem como sempre é por sua conta, mas a foto fica como sugestão. 
Um pouco da minha infância pra vocês, é simples e todos os ingredientes são fáceis de encontrar!

2 comentários:

  1. Ahhh, não acredito... o Vicente falou ontem em comer arroz com atum.
    Com arroz nunca fiz, fazia com massa, mas para o Vicente tem que ser com arroz. Aí pensei como fazer...Compramos um arroz 7 grãos, muito gostoso, e o Vicente queria comer com atum, agora já sei como fazer e de onde vem o arroz com atum!! Não saiu a janta porque o Vicente chgou beeem tarde, mas farei!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Aha! Viu, comida da infância da gente, que bom que te ajudei nisso ehehe.

    É muito bom, e com massa tbm não é pra mim, bom é com arroz, ehehe! :)

    ResponderExcluir

Sempre em busca de uma vida mais saudável!