5 de setembro de 2011

O simples com novos ingredientes

Saladinha de cenoura com pepino japonês. Arroz integral, quisadinho e castanha do brasil.

Receita simples e gostosa, perfeita para aqueles dias de preguiça, ou quando você tem algum dos ingredientes prontos.

Nesse dia eu tinha arroz integral pronto, fiz um guisadinho com cebola, alho, pimenta, castanha do brasil picadinha e usei temperinhos da horta. A saladinha é bem semelhante aquela que você come no restaurante japonês.

Vamos começar? Pega o papel e a caneta, ou o seu maravilhoso tablet ou imprima a receita, mas não deixe de ler tudo antes de começar!

Saladinha de cenoura com pepino japonês
o que vai precisar para uma receita para duas pessoas:
1 cenoura média
1 pepino japonês
4 colheres de vinagre de arroz
1 colher de chá de açúcar
1 colher de café de sal
cebolinha
1 tábua de corte
1 faca afiada
1 descascador de legumes
1 bowl médio
Como fazer a saladinha:
Pra fazer é super simples, inclusive, antes de começar a preparar as outras coisas, faça a saladinha, assim ela vai marinando no vinagre com o açúcar e o sal, o sabor vai ficar delicioso.
Com a tábua e a faca, fatie o pepino japonês o mais fino que você conseguir. A dica é que você corte em diagonal, vai facilitar na hora de cortar mais fino e vai ficar mais bonita a apresentação. Não tenha pressa, vá com calma, descubra a melhor maneira de segurar a faca e vá cortando aos poucos. Depois de cortar, coloque o pepino dentro do bowl.
Agora é a vez da cenoura, já vimos por aqui o descascador de legumes, ele é excelente para fazer fatias finas de legumes mais duros como a cenoura. Se você não se sentir a vontade com o descascador, use a faca, mas corte em fatias beeeeem fininhas. Por isso eu insisto que você tente usar o descascador. A prática leva a perfeição! Terminado com a cenoura, misture com o pepino no bowl. 
Agora é muito simples, adicione o sal e o açúcar e o vinagre no pepino e na cenoura, misture com as mãos, fazendo uma leve pressão tanto na cenoura como no pepino. Isso vai ajudar a penetrar essa mistura e deixar um sabor bem gostoso. Corte a cebolinha e coloque por cima.
Nossa dica é usar um pouco de gergelim pra finalizar, e se você tiver óleo de gergelim, coloque umas gotinhas na mistura de vinagre de arroz, sal e açúcar.

Arroz integral com quisadinho e castanha do Brasil
Uma explicação breve, aqui no Rio Grande do Sul é nosso dizer quisadinho para carne moída. Pode se preparar de várias maneiras, as vezes com batatinha, cenoura, vagem e abobora, com tomate, com batata doce... as maneiras são diversas, então quando você ouvir, quisado ou quisadinho de alguém que vem do sul, saiba que estamos falando de carne moída. O nome vem da nossa proximidade com os argentinos e uruguaios, que fazem muita carne quisada, que é um cozido de carne com legumes. 
O que vai precisar para uma receita para duas pessoas:
400 gramas de quisadinho (carne moída)
1 cebola pequena cortada em cubinhos
1 dente de alho picadinho
6 castanhas do brasil cortada em pedacinhos
1 colher de sopa de azeite de oliva
sal
pimenta
1 colher de sopa de mostarda dijon ou mostarda com grãos
1xícara de chá arroz integral
1 dente de alho
2 xícaras de chá de água (ou mais se precisar)
sal
1 panela pequena para cozinhar o arroz
1 panela média para fazer o quisadinho
1 tábua de corte
1 faca
Como fazer:
Coloque a panela pequena no fogo e misture o arroz e o alho, deixe um pouco no fogo, e logo depois misture a água e o sal. Deixe cozinhando, como já disse outras vezes, o arroz integral não tem mistério, é só deixar cozinhar até a água secar, com o tempo você descobre qual é o  seu ponto de cozimento ideal. Não torça o nariz, arroz integral é muito gostoso, e vai fazer uma diferença na sua vida que vai valer muito a pena consumir pelo menos duas vezes por semana. Tem coisas que só depois que o corpo agradece que nos damos conta como faz bem!
Depois de colocar o arroz pra cozinhar, coloque a outra panela no fogo com o azeite e o alho, quando o alho começar a perfumar a sua cozinha (vai ser antes e ficar dourado!) misture a carne moída, vá fritando essa carne até mudar de cor. Não se preocupe, não precisa colocar mais azeite, o que você usou é mais do que suficiente. Assim que a carne ficar toda fritinha, misture a cebola, a cebola vai cozinhar no meio da carne até mudar de cor, e se por um acaso, a carne tiver "pegado" no fundo da panela, a cebola vai ajudar a soltar o fundinho da panela. Depois que a cebola ficar transparente, misture a colher de mostarda e o sal, a pimenta e a castanha do brasil. Cozinhe mais um pouco, deve ficar bem sequinho! 
Agora que esta tudo pronto, é só misturar o arroz com o quisadinho e e você tiver salsinha ou cebolinha, finalize com esses verdinhos. Agora está tudo pronto.

A montagem pode ser como na foto, ou use a sua imaginação, siva o arroz com quisadinho dentro de uma folha de alface americana, em panelinhas pequenas, em cumbucas, em um prato fundo com queijo ralado por cima. Lembre que este é o momento de usar a sua melhor louça, a toalha de mesa que está guardada para datas especiais e os copos mais bonitos!
A sugestão de bebida é uma limonada de limão bergamota (limão cravo no resto do país).

Não coma com culpa, coma com prazer que tudo fica mais leve!

Bom apetite, com muita saúde! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sempre em busca de uma vida mais saudável!