28 de setembro de 2011

Salada Colorida da Primavera e Quibes!

 Hoje o dia está tão bonito, cheio de cores de primavera. Como são bons esses dias depois de um inverno tão rigoroso.

O que cozinhar num dia assim? Ideia é que não falta, tem tantas cores inspiradoras né.

Ontem comprei chuchu no super(mercado), e o almoço começou a ser pensado daí. Chuchu? Coisa mais sem graça! Nahhhh chuchu é uma coisa boa, levinho, se cozido no ponto certo,  misturado com os ingredientes certos, vai derreter na sua boca, garanto!

Como na minha família não existe a cultura de comer chuchu, eu nunca soube direito como as pessoas cozinham o dito cujo. E tem coisa melhor do que não saber como se faz uma coisa? Eu acho muito bom, assim eu faço da minha maneira! 

Descasquei o senhor água, digo, o chuchu, tirei a semente de dentro e cortei em cubos bem pequenos. Coloquei numa panela com água e deixei ferver. Ficou lá fervendo... fervendo, tão bonito de olhar os cubinhos subindo e descendo com as bolhas da água fervendo. To falando, hoje o dia está: tudo azul!
Depois de cozido, passei no escorredor e os cubinhos foram direto pra um bowl com água com gelo. É um segredinho valioso dos cozinheiros, e se você gosta dos seus vegetais cozidos e com cor bonita, faça sempre isso. 

Pois bem, agora eu tinha cubinhos cozidos de chuchu, mas com que comer isso? Ahhh, as idéias vieram com o chuchu, pode ter certeza! Hoje o prato foi: salada colorida da primavera e quibe assado.

Salada Colorida da Primavera!


O que você vai precisar para a Salada Colorida da Primavera:

1/4 de repolho pequeno

suco de 1/2 limão siciliano
cenoura
chuchu cortado em cubinhos e cozido
sal
pimenta preta
azeite de oliva
salsinha 
folhas jovens
1 tábua de corte
faca bem afiada
descascador de legumes
Como fazer:
Depois de cozinhar o chuchu que foi cortado em cubinhos e deixa-los na água gelada, escorra e coloque em um bowl. Misture uma colher de azeite, a salsinha bem picada, sal e pimenta preta. Reserve. 
Descasque a cenoura com o descascador de legumes e continue fazendo o mesmo movimento, assim você vai ter essas tiras compridas e largas de cenoura, reserve. 
Corte bem fininho o repolho, misture o suco do limão siciliano, sal e com as mãos, vá macerando o repolho. É fácil viu, nada demais, é so ir apertando com as mãos, a consistência vai mudar, de mais durinho pra mais macio, reserve.
Pra montar é fácil, eu coloquei as cenouras que eram maiores por baixo, daí o repolho, depois o chuchu e por cima as folhas jovens. Mas não tem regra, é so fazer do jeito que gostar mais!

Quibe e limão siciliano
 E o quibe? Como se faz quibe, so conheço os da sadia e os de restaurante, ou de uma tia que faz e vende de porta em porta Rita! Pois é, é tão fácil de fazer, depois que descobri como era, faço seguido e congelo.

O que você vai precisar para fazer quibe:
2 xícaras de chá de trigo para quibe (o mesmo que se usa pra tabule)
4 xícaras de chá de água fervendo
500 gramas de quisado de primeira (carne moída, boi ralado... o que você chama aí na sua região)
1/2 xícara de chá de hortelã picada
1 cebola média picada
suco de 1/2 limão siciliano (lembra aquela outra metade la da salada, usa aqui!)
pimenta (a pimenta síria é a melhor opção, mas eu não tinha, então usei pimenta preta)
um bowl médio
um bowl grande



Como fazer:
No bowl pequeno, coloque o trigo e a água fervendo. Não precisa fazer mais nada, deixa que as coisas aconteçam sozinhas, o trigo vai absorver toda a água e ficar bem sequinho, vai demorar um pouco, uma meia hora ou mais, mas vai dar tudo certo, é só dar tempo ao tempo.
Depois que o trigo estiver pronto, misture o quisado, a cebola, o sal, a hortelã, a pimenta, o suco de limão e misture tudo com as mãos, sem nojinho viu, por as mãos na comida faz bem, mas por favor, lave bem suas mãos!
Depois que ficar tudo bem misturado, faça charutinhos com a massa, é fácil e se você não souber fazer, invente a forma que quiser, o quibe é seu! 
Eu asso no forno com um pouco de azeite, a temperatura é 200 graus e fica pronto em uns vinte minutos, precisa virar de vez em quando. Use uma forma antiaderente se não vai grudar tudo.

Servi na cumbuca com fatias de limão siciliano.



Fácil, bonito, colorido e diferente do que comemos todos os dias né? Acha que consegue fazer?


É uma refeição simples né, mas bem gostosa e nutritiva. A bebida de hoje foi água mineral sem gás gelada, uma das melhores coisas de se tomar num dia de primavera!

:)

3 comentários:

  1. Estava muito bom, mas o legal é que quibes são fáceis de fazer, muito fáceis!!!

    ResponderExcluir
  2. Testei a receita ontem! muito saborosa, e o kibe assado tem uma leveza e um sabor levíssimo. Excelente receita! Rita, o Tiago quis fazer uns recheados com queijo, ficaram deliciosos também!

    ResponderExcluir

Sempre em busca de uma vida mais saudável!