5 de junho de 2013

Para nossas leitoras mamães - A importância da amamentação.

Em abril conhecemos a pequena Inês, lembra que fizemos o Chá de Bebe dela? Para ver o post clique aqui.

A Inês estava linda, uma bebezona forte e sorridente. Conversando com a mamãe da Inês, a Mariana, que também estava linda e radiante soubemos que elas estavam vivendo um momento muito feliz. A Mariana seguiu o que os médicos dizem a risca: amamentou a filha no peito.
Isso nos motivou a ir atrás de informação sobre a importância do aleitamento materno para dividir aqui neste espaço onde falamos sobre saúde e vida saudável.

Nos dias de hoje é muito comum ouvir mães que dizem não ter tempo, que o leite secou, que o bebe não gosta de mamar no peito. Sabemos que existem casos a parte, mas para entender exatamente o quanto é importante a amamentação para a mãe e para o bebe, convidamos a nutricionista Renata dos Santos da Regra Consultoria em Nutrição para nos ajudar. 

Segue o texto escrito pela Nutricionista Renata Santos da Regra Consultoria sobre a amamentação. Não deixe de conhecer a página da Regra Consultoria em Nutrição no facebook, clique aqui.


A importância do Aleitamento Materno

O leite materno é completo e amamentar é um ato natural e constitui a melhor forma de alimentar, proteger e amar o seu bebê. Isso significa que até os 6 meses o bebê não precisa de nenhum outro alimento (chá, suco, água ou outro leite). O leite materno contém todas as proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água que o seu bebê necessita para ser saudável.

Após os 6 meses, a amamentação deverá ser complementada com outros alimentos. Você pode continuar amamentando até 2 anos ou mais. O leite materno funciona como uma vacina, protegendo a criança de muitas doenças. 
Além disso, é limpo, econômico e está sempre pronto e quentinho. Isso sem falar que a amamentação favorece um contato mais íntimo entre a mãe e o bebê.

Como tornar a amamentação mais tranqüila e prazerosa:

Antes de começar a dar de mamar, lave as mãos. Dê o peito ao seu filho sempre que ele pedir. Nos primeiros meses, o bebê ainda não tem um horário para mamar. Com o tempo, ele vai fazendo seu horário de mamadas. 

A melhor posição para amamentar é aquela em que você e o seu bebê se sentirem mais confortáveis. Não se apresse, cada bebê tem seu próprio ritmo de mamar, o que deve ser respeitado. Deixe-o mamar até que fique satisfeito. 

Espere que ele esvazie bem a mama e então ofereça a outra, se ele quiser. O leite do fim da mamada tem mais gordura e por isso mata a fome do bebê e faz com que ele ganhe mais peso.
Na primeira mama, o bebê suga com mais força porque está com mais fome e assim esvazia melhor essa mama. Por isso, sempre comece com aquela que terminou a última mamada, para que o bebê tenha a oportunidade de esvaziar bem as duas mamas, o que é importante para a mãe ter bastante leite.

Dificuldades na amamentação

Pouco leite:

Para manter sempre uma boa quantidade de leite, amamente com freqüência, deixando o bebê esvaziar bem o peito na mamada. Não precisa oferecer outro alimento (água, chá, suco ou leite). Se o bebê dorme bem e está ganhando peso, o leite não está sendo pouco.

Leite fraco:

Não existe leite fraco. Todo leite materno é forte e bom. Sua cor pode variar, mas ele nunca é fraco.

Seios empedrados:

Quando isso acontece, é preciso esvaziar bem os seios. Retire um pouco de leite antes de dar de mamar, para amolecer a mama e facilitar para o bebê pegar o peito. Não deixe de amamentar, ao contrário, amamente com freqüência, sem horários fixos, inclusive à noite. Faça compressa fria. Se houver piora, procure ajuda em um serviço de saúde. 


Rachaduras no bico do seio:

Se a pega do bebê não estiver correta, procure corrigi-la. As rachaduras aparecem quando a criança não está pegando bem no peito da mãe. Se o peito estiver muito cheio,tornando a mamada difícil, retire um pouco do leite antes, para ajudar o bebê a mamar. Utilize na região ácidos graxos essenciais, tipo Dersani. Se não houver melhora, procure ajuda em um serviço de saúde. 

Vantagens para o bebê:

Crianças que mamam têm menos risco de sofrer de doenças respiratórias, infecções urinárias ou diarréias, problemas que podem levar a internações e até à morte. O bebê amamentado corretamente, no futuro terá menos chance de desenvolver diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.

Vantagens para a mãe:

A mulher que amamenta corre menos risco de contrair câncer de mama e de ovário. Ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia e de anemia após o parto. Amamentar também ajuda a mulher a voltar ao peso normal mais rápido.

Doação de leite materno:

O leite materno armazenado nos bancos de leite humano é utilizado para atender bebês prematuros ou doentes que não conseguem se alimentar diretamente no seio materno. O Brasil possui a maior rede de bancos de leite humano do mundo, são 186 no país todo!

Quem pode doar:

- Para ser doadora de leite materno a mulher deve estar plenamente saudável. 
Mães portadoras de doenças infecto-contagiosas, como AIDS, não podem nem mesmo amamentar seus próprios filhos com o risco de contaminá-los;

- A doadora não pode fumar, beber ou tomar medicamentos;

- Antes da possível coleta, a doadora deve mostrar seu cartão de pré-natal e passar por uma avaliação clínica;

- Em alguns municípios a coleta pode ser feita em casa; a mãe telefona para o serviço responsável e os profissionais vão até ela recolher o leite;

- Ao chegar ao banco, o leite passa por um rigoroso controle de qualidade, sendo pasteurizado para eliminar bactérias e vírus.


Nutricionista Renata Santos
CRN² 7366
Regra Consultoria em Nutrição
51 9239 6746



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sempre em busca de uma vida mais saudável!