9 de setembro de 2011

Uma sobremesa e um blog muito legal!

Conheço muitas pessoas que vivem de maneira saudável, que gostam de acordar cedo, comer bem e praticar atividades físicas.
É fato que existem pessoas que não funcionam bem durante o dia, eu mesma me adapto muito bem a noite, descobri isso trabalhando por anos seguidos em restaurantes que atendiam a noite. É mais difícil, mas dá pra viver de maneira saudável tendo hábitos noturnos.

Pois bem, mas hoje nós vamos falar de uma pessoa que leva uma vida super saudável. E não é de hoje, sempre soube que ela gosta de se alimentar bem e com refeições de baixa caloria. Hoje é o dia de mostrar uma das delícias que a Camila faz em casa! Mas antes vou contar um pouquinho da história recente dela.

A Camila, mudou de ares, foi com o marido morar em Seattle. Recém casados vivendo uma vida nova em outro país!
Cores e mais cores em uma cidade
 que até então era cinza pra mim! (foto da Camila)
Eu não sei se pra vocês, mas Seattle pra mim sempre foi uma cidade cinza de onde veio o grunge e politicamente contestadora, ou seja, sem cores, sem jeito de vida saudável!. Mas a imagem de Seattle mudou depois que a Camila começou a fazer um blog sobre como é viver por lá. Pois é, talvez seja a maneira de ver o mundo, mas os posts e as fotos que ela publica no Livre e Leve em Seattle mostram uma cidade cheia de cores e vida, sem dias cinzentos e sem a imagem de roqueiros melancólicos e briguentos. Vale a pena acompanhar o blog da moça.

Seattle, a cidade mais colorida depois dos posts da Camila. A foto é dela e está neste post aqui.

E vem de lá a receita saudável para este post, uma sobremesa! Ainda não publicamos sobremesas por aqui, e esta é especial. 
Ta pronto? Pegou o papel e a caneta? Tablet? Então vamos nessa!

Abacaxi grelhado com calda de morangos (foto da Camila)


Mise en place da receita da Camila!
Organização é tudo na hora de cozinhar!
Abacaxi grelhado com calda de morangos
O que você vai precisar:
2 fatias finas de abacaxi (aproximadamente 100 gramas casa fatia)
1 xícara de chá de morangos picados
2 colheres de sopa de adoçante em pó 
1 colher de chá de óleo
água - o suficiente
1 frigideira antiaderente
1 panela pequena
Como preparar:
Aquecer bem uma frigideira antiaderente untada com óleo (1 colher de chá e nada mais!). Quando estiver bem quente, grelhar as fatias de abacaxi rapidamente, até obter um dourado bonito, não é pra cozinhar o abacaxi, é só pra dourar o lado de fora. Imagine que é um bife que você quer que fique suculento por dentro e dourado por fora! Pronto? Reserve.
Agora vamos a calda: colocar os morangos na panela pequena, o adoçante e o suficiente de água para cobrir os morangos, cozinhe em fogo baixo até os morangos começarem a se desmanchar e formarem uma calda. Pra entender: os morangos são ricos em pectina, por isso se você mexer a calda quando começar a ferver, terá uma calda mais grossa, como se tivesse colocado gelatina na calda. A pectina trabalha a favor da sua caldinha de morango e engrossa e da um brilho lindo. Depois de pronta, deixe esfriar.

Para a montagem você vai precisar de um prato bem bonito, que faça jus a tantas cores que essa sobremesa tem, vai lá e escolhe o prato mais bonito! A sugestão é servir como na foto, que está deliciosa e me fazendo babar!

A receita rende duas porções de 58 calorias cada.

Gostaram? Eu adorei, abacaxi e moranguinhos rende uma combinação deliciosa. Se você tiver uma receita gostosa e tiver fotos bonitas como estas, nos envie para o e-mail twincuisine@twincuisine.com.br que teremos o maior prazer em publicar. 
Bom apetite!


Algumas considerações importantes: a receita vem de um livro de receitas do Spa Kur, provavelmente tenha sido desenvolvida por nutricionistas e realmente é de baixa caloria. Eu não sou adepta do uso de adoçantes, o sabor não me agrada, mas eu sei que muitas pessoas gostam e em casos específicos como o de quem tem diabetes é preciso usar. Se você quiser entender um pouco sobre adoçantes, encontrei um link bem explicativo no site do canal de tv Bem Simples, acesse aqui.
Na receita também se usa óleo para grelhar o abacaxi, se você quiser usar óleo na sua frigideira antiaderente procure um óleo de semente de uvas, hoje é muito fácil de encontrar e no Zaffari tem até 3 marcas diferentes. Existem alguns óleos em spray, mas não são muito comuns no Brasil. Mas um grill ou mesmo uma grelha também podem ser usados, e assim não precisa usar o óleo. 
Eu acho que o abacaxi é bem doce, além de super ácido, então se você usar uma frigideira antiaderente sem óleo, é bem possível que o abacaxi fique com o dourado esperado e não grude no fundo!

4 comentários:

  1. Delicia! Amei!
    Abacaxi e morangos, maravilhas que a primavera e o verão nos trazem!

    ResponderExcluir
  2. Adorei!! Que orgulho ... muito obrigada pela força!
    Ótimas as explicações técnicas sobre o morango e o abacaxi, eu não sabia de tudo isso!!! ehehehehe.
    Sobre o óleo, aqui é bem comum (e barato) o óleo em spray ... realmente fica mais "saudável" pois acabamos usando menos... eu mesma sempre coloco uma "borrifadinha" quando quero só untar, e ainda espalho com papel toalha ;)
    Estou feliz por ter participado do blog de vocês, pois acho ele um máximo!
    Bom final de semana a todos!
    Beijo, beijo!

    ResponderExcluir
  3. Camila nós também adoramos o teu! E a receita é muito legal!
    Igor quando fizer queremos fotos!

    ResponderExcluir

Sempre em busca de uma vida mais saudável!